Todas as notícias – UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ Wed, 15 May 2024 18:04:08 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.2.1 Banda Sinfônica da Uece apresenta concerto baseado nos contos árabes “As mil e uma noites” /todas-as-noticias/banda-sinfonica-da-uece-apresenta-concerto-baseado-nos-contos-arabes-as-mil-e-uma-noites/ Wed, 15 May 2024 18:00:58 +0000 /?p=60866 Apresentação ocorrerá no Cineteatro São Luís, dia 2 de junho, 10h A Banda Sinfônica da UECE apresenta uma edição inédita dos Concertos Sinfônicos com a obra “Scheherazade” de Rimsky-Korsakov, no próximo dia 2 de junho no Cineteatro São Luís, às 10:00 da manhã. A suíte “Scheherazade” é baseada nos contos das 1001 noites. O concerto […]

The post Banda Sinfônica da Uece apresenta concerto baseado nos contos árabes “As mil e uma noites” appeared first on UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ.

]]>

Apresentação ocorrerá no Cineteatro São Luís, dia 2 de junho, 10h

A Banda Sinfônica da UECE apresenta uma edição inédita dos Concertos Sinfônicos com a obra “Scheherazade” de Rimsky-Korsakov, no próximo dia 2 de junho no Cineteatro São Luís, às 10:00 da manhã. A suíte “Scheherazade” é baseada nos contos das 1001 noites. O concerto dirigido pelo maestro e professor da Uece Marcio Landi terá a participação dos narradores Samya de Lavor e Démick Lopes que recitarão excertos traduzidos do árabe dos contos “As mil e uma noites”, de modo a recriar no espírito da plateia a atmosfera inspiradora e indissociável entre as maravilhas da narrativa oriental e a fantasiosa poética musical do compositor Rimsky-Korsakov. Também será apresentada, neste concerto, a obra Bachianas Brasileiras No. 1 de Heitor Villa-Lobos.


A Banda Sinfônica BS-Uece

A Banda Sinfônica BS-Uece começou suas atividades no ano de 2006, tendo sido sua fundadora a professora Inez Martins que conduziu o conjunto desde sua criação até o ano de 2012. A proposta de formação da BS-Uece foi motivada pela forte presença das tradicionais bandas de música na cultura cearense, como um dos mais abrangentes organismos de preservação, divulgação e formação musical na sociedade.Desde 2014, tem à frente da direção artística e regência o professor Marcio Spartaco Nigri Landi. A proposta da BS-Uece é única no estado, mantendo-se, sobretudo, ao repertório sinfônico com a elaboração de transcrições únicas e exclusivas de obras universais do repertório sinfônico, especialmente elaboradas pelo Laboratório Banda Sinfônica LBS-Uece, ao mesmo tempo em que estimula a composição de obras originais para esta formação sinfônica. Atualmente, a Banda Sinfônica BS-Uece conta com 62 músicos, todos bolsistas amparados pela Pró-Reitoria de Extensão com o apoio do Centro de Humanidade da Universidade Estadual do Ceará.

O Repertório

Nikolai Rimsky-Korsakov

Em 1888, o compositor russo Nikolai Rimsky-Korsakov decidiu escrever uma peça sinfônica baseada nas histórias das Mil e Uma Noites. Nascia assim uma de suas obras mais famosas, a Suíte SinfônicaScheherazadeOp.35. O compositor teria preparado o seguinte texto para o programa de estreia da obra: “O Sultão Shahryar, convencido da falsidade e da infidelidade das mulheres, promete casar-se com uma nova esposa e executá-la no dia seguinte até que não existam mais candidatas. Mas a Sultana Scheherazade salva sua própria vida entretendo-o com contos que ela mesma conta durante mil e uma noites, deixando cada estória incompleta até a noite seguinte. No I movimento ouvimos os temas de abertura de Shahryar e Scheherazade que conduzem à primeira narrativa: as estórias do lendário Simbad, o marujo. Todas as viagens do herói seguem um mesmo roteiro: Simbad sai a navegar e seu navio afunda; os náufragos vão parar numa terra estranha, onde vivem aventuras das mais fantásticas; ao final, Simbad sempre retorna para casa são e salvo… e ainda mais rico. O II movimento narra a estória do príncipe Kalender, um tipo de dervixe, uma espécie de monge muçulmano que faz voto de pobreza e leva a vida como mendigo errante, em outras palavras, o conto do príncipe mendigo. São muitas as estórias de amor de príncipes e princesas nas Mil e Uma Noites, difícil dizer qual delas trouxe a inspiração para o III movimento, talvez o conto do príncipe Kamar al-Zanna e da princesa Budur, mas o roteiro da música é tão genérico que pode se encaixar perfeitamente em qualquer outra estória romântica. Depois de centenas de noites, encontramos um Sultão irritado com todas essas estórias que não têm um fim. Scheherazade se sente desafiada e passa a contar uma enorme estória juntando todos os personagens anteriores e a essa estória ela dá o nome de Festival de Bagdad no IV movimento. E para encerrar o festival, Scheherazade narra uma passagem da estória do terceiro príncipe Kalender, onde este acaba perdido no mar e seu navio avista à distância uma “montanha magnética” amaldiçoada. No topo da montanha existe uma estátua de bronze retratando um cavaleiro montado sobre um cavalo, e enquanto o cavaleiro não for derrubado, todos os que avistarem a montanha se afogarão, pois o magnetismo da montanha atrai os pregos das embarcações e estas, desmontadas, são arremessadas às rochas. Por isso ouvimos novamente o tema do mar, revolto como nunca. Scheherazade encerra sua última estória por aqui mesmo e o Sultão, comovido, chora. Após mil e uma noites de estórias, o Sultão abandona seu plano cruel e vivem felizes para sempre!”.

Heitor Villa-Lobos

AsBachianas Brasileirassão uma série de nove composiçõesescritas a partir de 1930. Nessasíٱ, escritas para formações diversas, Villa-Lobos fundiu materialfolclórico brasileiroàs formas pré-clássicas no estilo deBach.Entre os movimentos mais famosos das Bachianas temos a prestigiada Ária (Cantilena) que abre a de nº 5; a Tocata (O Trenzinho do Caipira), quarto movimento da nº 2; assim como o Prelúdio (Introdução), o Coral (O Canto do Sertão) e a Dança (Miudinho) da nº 4. Estas duas últimas obras já conheceram sua versão para banda sinfônica especialmente elaboradas e executadas na íntegra pela BS-UECE. Agora trazemos as Bachianas nº 1, escrita originalmente para um conjunto de violoncelos. Depois de uma Introdução em forma de Embolada, e de uma belíssima Ária em forma de Modinha, o terceiro movimento propõe precisamente uma Fuga que descreveria uma Conversa entre quatro chorões. Sendo o Choro um gênero musical popular que se presta à polifonia, nesta versão sinfônica os instrumentos da banda são distribuídos entre as quatro vozes que representam os quatro chorões.

ç:

Data: 2 de junho, domingo

Duração do espetáculo: 90 minutos

Classificação Indicativa: Livre

Horário: 10h

Entrada: + (Um quilo de alimento)

The post Banda Sinfônica da Uece apresenta concerto baseado nos contos árabes “As mil e uma noites” appeared first on UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ.

]]>
Uece Hoje: Novos professores, novos horizontes /todas-as-noticias/uece-hoje-novos-professores-novos-horizontes/ Wed, 15 May 2024 16:22:25 +0000 /?p=60849   Em 2022, a Uece lançou seu último concurso público docente com a maior quantidade de vagas de sua história: 365. Após a finalização das etapas do concurso e com a nomeação e a posse de 266 professores, hoje a Uece colhe os frutos do bom trabalho desses profissionais recém-ingressos na docência do ensino superior. […]

The post Uece Hoje: Novos professores, novos horizontes appeared first on UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ.

]]>
 

Em 2022, a Uece lançou seu último concurso público docente com a maior quantidade de vagas de sua história: 365. Após a finalização das etapas do concurso e com a nomeação e a posse de 266 professores, hoje a Uece colhe os frutos do bom trabalho desses profissionais recém-ingressos na docência do ensino superior.

Um fruto da chegada de uma nova professora é contado pela discente Naíra Lopes do Nascimento, aluna do quarto semestre de Ciências Contábeis da Uece. Naíra comenta que foi graças à chegada da nova professora das disciplinas de Teoria da Contabilidade, Contabilidade Intermediária I e Contabilidade de Instituições Bancárias, Lorena Costa Araujo, que o projeto de Extensão em Auditoria (PEAUD), vinculado ao Laboratório de Auditoria e Perícia Contábil (LAPC), foi desenvolvido. Hoje, Naíra é bolsista do projeto e destaca que “é uma honra trabalhar ao lado da professora Lorena, cujo compromisso e dedicação são verdadeiramente inspiradores”, revela Naíra, com gratidão evidente em sua voz. “Ela não apenas lidera esses projetos com maestria, mas também compartilha seu conhecimento de forma generosa e compassiva”, pontua.

A professora Lorena ingressou na Uece pelo último concurso docente realizado em 2022 e tomou posse posse em junho de 2023. Lorena comenta sua trajetória até seu ingresso na Uece: “após finalizar o mestrado em 2014, ingressei na área da docência e da pesquisa em faculdades particulares de Fortaleza, ingressando também logo em seguida no doutorado. Em seguida, fui aprovada no concurso público para docente do IFCE, campus Iguatu. Tomei posse, mas estando grávida da minha terceira filha e com a logística desafiadora de viagens para um campus tão afastado de Fortaleza, onde fiquei residindo, tomei a difícil decisão de pedir exoneração do Instituto. Ao voltar em definitivo para Fortaleza, ingressei como professora substituta na Universidade Federal do Ceará, onde lecionei por dois anos, além de voltar para faculdades particulares, onde também atuei na coordenação do Núcleo de Apoio Contábil Fiscal, fui coordenadora de pesquisa e comecei no processo de me preparar para fazer o concurso da Uece, estudando, fazendo publicações, participando de tudo que podia contar para o meu currículo”, comenta a professora com alegria ao lembrar que, quando o edital foi publicado, ela já estava há tempos focando nos estudos para ser aprovada.

A professora Lorena tomou posse com mais 129 professores aprovados nesse concurso. A cerimônia foi realizada no estacionamento da Reitoria da Uece e contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o governador do Estado, Elmano de Freitas, a secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Sandra Monteiro, dentre outros, dirigentes da Uece e familiares emocionados dos novos professores recém-ingressos.

A professora lembra emocionada desse dia: “Lembro com muita emoção do dia da posse; foram centenas de professores empossados no mesmo dia, na mesma cerimônia. Foi um momento muito solene e muito emocionante. Eu lembro da carinha de cada professor, uma verdadeira festa e uma linda festa!”.

Os novos professores que entraram em exercício já fazem a diferença na vida acadêmica de seus alunos. Naíra destaca a importância dos novos professores na Uece, que ingressam na instituição com uma visão clara de fazer a diferença e deixar um legado duradouro para os estudantes. “Estamos testemunhando uma transformação significativa em nosso curso, graças ao comprometimento e à visão dos nossos professores”, afirma ela com orgulho.

O ingresso de tantos novos professores ao mesmo tempo também é um fato inovador para a universidade. Foi com a chegada desses 130 novos professores que ocorreu a primeira turma do Projeto Pedagogia Universitária. “Somos a primeira turma que teve o Projeto Pedagogia Universitária que foi desenvolvido pela Uece, que estendeu a mão, que deu as boas-vindas aos professores. Nós tivemos, durante seis meses, diversos encontros, tanto do eixo institucional, sobre PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), PPI (Projeto Pedagógico Institucional), quanto palestras, treinamentos, planejamento de aula, andragogia e, o mais importante de todos, na minha visão, o projeto de mentoria. Eu fui mentoranda da professora Adriana Teixeira, do curso de Administração, e da professora Elizabeth Furtado, do curso de ç Social, ambos também ligados ao CESA, como a Ciências Contábeis. Nas mentorias, nós trocamos experiências, um momento muito rico, onde eu me senti muito acolhida, que me mostrou aonde ir, como ir etc.”, comenta a professora Lorena lembrando como esses encontros fizeram a diferença no seu ensinar.

O projeto Pedagogia Universitária foi desenvolvido pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e, segundo a pró-reitora de graduação, professora Mazza Maciel, “visava oferecer aos novos docentes uma formação balizada em três eixos: integração ao ambiente institucional, formação pedagógica e mentoria na docência universitária para o fortalecimento dos processos de ensino. Essa ação formativa reforça uma necessidade de formação contínua para os professores da Uece, compreendendo a formação contínua com uma articulação entre o trabalho docente, o conhecimento e o desenvolvimento profissional do professor”, explica a pró-reitora.

E foi ainda no Pedagogia Universitária que a professora Lorena foi incentivada a escrever projetos de extensão e de laboratório, nascendo, assim, o Laboratório de Pesquisa em Auditoria e Perícia e o projeto de extensão de atendimento à comunidade em auditoria (PEAUD), do qual Naíra é bolsista, junto a mais quatro outros bolsistas.

A trajetória dos novos professores, assim como a de seus alunos, está apenas começando!

Campanha Uece Hoje

A campanha Uece Hoje tem como principal objetivo dar retorno à sociedade, por meio de informações e declarações, sobre as principais ações realizadas no período de 2021 a 2024, bem como seus impactos para a comunidade interna e externa.

A campanha traz notícias semanais, pelo site principal da Uece, e-mail e instagram institucional, sobre as principais ações entre as mais de 400 já realizadas, relacionadas a ã, obras e reformas, convênios nacionais e internacionais, aquisições, inaugurações, educação a distância, expansão e interiorização, internacionalização, acessibilidade, bolsas, novos projetos, investimentos e muito mais.

Por meio de declarações de membros da comunidade acadêmica, serão expostos alguns dos impactos positivos já causados por essas ações.

Consciente de que ainda há muitas realizações pela frente, a Uece celebra suas conquistas e segue firme com sua visão de futuro, buscando ser uma Universidade de projeção internacional pela excelência do ensino, da produção e disseminação científicas e da inovação tecnológica, tendo por base a contribuição efetiva ao desenvolvimentodoCeará.

The post Uece Hoje: Novos professores, novos horizontes appeared first on UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ.

]]>
Reitoria recebe nova Ouvidora da Uece em visita institucional /todas-as-noticias/reitoria-recebe-nova-ouvidora-da-uece-em-visita-institucional/ Thu, 09 May 2024 14:01:44 +0000 /?p=60662   Na tarde da última terça-feira, 7 de maio, o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, recebeu a nova Ouvidora Geral, a servidora Maria Aglais Ferreira Cavalcante, em uma reunião que confirma o compromisso e estabelece novas perspectivas para os próximos dois anos. “A Ouvidoria é um canal indispensável de comunicação entre a comunidade acadêmica […]

The post Reitoria recebe nova Ouvidora da Uece em visita institucional appeared first on UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ.

]]>
 

Na tarde da última terça-feira, 7 de maio, o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, recebeu a nova Ouvidora Geral, a servidora Maria Aglais Ferreira Cavalcante, em uma reunião que confirma o compromisso e estabelece novas perspectivas para os próximos dois anos.

“A Ouvidoria é um canal indispensável de comunicação entre a comunidade acadêmica e a ã. Não teríamos a mesma oportunidade de entender as demandas e preocupações sem esse valioso mecanismo”, iniciou o reitor pontuando e enfatizando a importância que a Ouvidoria tem como um instrumento democrático essencial.

O reitor assegurou ainda o apoio da reitoria para o trabalho da Ouvidoria. “Quero deixar claro que a Ouvidoria da Uece tem todo o apoio desta reitoria para o desempenho de seu papel. Encaramos o desafio da Ouvidoria como uma oportunidade de aprimoramento contínuo e fortalecimento das relações entre a universidade, sua comunidade e a comunidade externa”, destacou.

Por sua vez, a nova Ouvidora, a servidora Maria Aglais Ferreira Cavalcante, expressou seus planos para a ã à frente da Ouvidoria. “Estamos comprometidos em refinar os processos, assegurar prazos de respostas e proporcionar um excelente atendimento a todos que buscam a Ouvidoria. Nossa meta é fortalecer ainda mais esse canal de diálogo e garantir que todas as vozes sejam ouvidas e consideradas”, afirmou a servidora.

A posse da servidora Maria Aglais Ferreira Cavalcante foi resultado da eleição realizada pela Comissão Eleitoral da Uece no dia 10 de abril.

The post Reitoria recebe nova Ouvidora da Uece em visita institucional appeared first on UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ.

]]>
FAEC e FECLESC: 41 anos de história educacional no interior do Estado /todas-as-noticias/faec-e-feclesc-41-anos-de-historia-educacional-no-interior-do-estado/ Fri, 26 Apr 2024 11:39:57 +0000 /?p=60340 No coração do Sertão Central do Ceará e no Sertão de Crateús duas instituições educacionais, a Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC) e a Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús (FAEC), celebram 41 anos de uma história marcada por desafios, superações e um compromisso inabalável com o ensino superior […]

The post FAEC e FECLESC: 41 anos de história educacional no interior do Estado appeared first on UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ.

]]>

No coração do Sertão Central do Ceará e no Sertão de Crateús duas instituições educacionais, a Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC) e a Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús (FAEC), celebram 41 anos de uma história marcada por desafios, superações e um compromisso inabalável com o ensino superior público, gratuito e de qualidade. Desde suas origens, essas instituições têm sido pilares fundamentais na formação de profissionais e na promoção do desenvolvimento cultural e social da região.

Fundada em 1976 como resultado de intensas mobilizações da sociedade quixadaense e do Sertão Central, a FECLESC tornou-se parte da Universidade Estadual do Ceará (UECE) em 1983. Desde então, tem desempenhado um papel crucial na formação de profissionais da educação, destacando-se hoje pela oferta de oito cursos de graduação, sendo, Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Física, Química e Matemática e os cursos de Pedagogia, História, Letras, Português e Inglês, além de cursos de pós-graduação. Ao longo das décadas, a FECLESC tem sido uma fonte de formação de professores qualificados, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade da educação nos sistemas municipais da região.

A FAEC, por sua vez, iniciou suas atividades como pioneira no oferecimento de ensino superior público na região dos Sertões de Crateús. Ao longo de seus 41 anos de existência, enfrentou desafios demonstrando resiliência e encontrando soluções criativas para superar obstáculos e garantir a continuidade do ensino universitário público e gratuito na região. Hoje, conta com cinco curso, incluindo o recente curso de Medicina, que teve seu primeiro vestibular realizado em 2023.2. O curso se soma à Pedagogia, Ciências Biológicas, Química e História.

Nos 41 anos de história, a FECLESC e a FAEC mantêm-se firmes em seu compromisso com a educação e o desenvolvimento da região, continuando a desempenhar um papel vital na formação de cidadãos críticos e engajados, contribuindo para a redução das desigualdades sociais e para o avanço do conhecimento e da cultura no interior do estado.

A reitoria da Uece parabeniza as instituições por mais um ano de existência ao tempo que reafirma seu compromisso com o ensino público, gratuito e de qualidade.

The post FAEC e FECLESC: 41 anos de história educacional no interior do Estado appeared first on UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ.

]]>
Reitoria informa sobre funcionamento da Uece durante greve anunciada pela Seção ANDES-SN /todas-as-noticias/reitoria-informa-sobre-funcionamento-da-uece-durante-greve-anunciada-pela-secao-andes-sn/ Mon, 01 Apr 2024 16:39:54 +0000 /?p=59780 No último dia 27 de março de 2024, a Reitoria da Universidade Estadual do Ceará (Uece) recebeu a notificação, da Seção Sindical do Andes-SN, de deflagração de greve com paralisação das atividades prevista para o dia 4 de abril de 2024. Tendo em vista que a Uece, como patrimônio do povo cearense, presta serviços não […]

The post Reitoria informa sobre funcionamento da Uece durante greve anunciada pela Seção ANDES-SN appeared first on UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ.

]]>
No último dia 27 de março de 2024, a Reitoria da Universidade Estadual do Ceará (Uece) recebeu a notificação, da Seção Sindical do Andes-SN, de deflagração de greve com paralisação das atividades prevista para o dia 4 de abril de 2024.

Tendo em vista que a Uece, como patrimônio do povo cearense, presta serviços não apenas à comunidade acadêmica, mas também a outros setores da sociedade, a Reitoria, no cumprimento do dever e das prerrogativas de cargo/função, informa sobre o funcionamento da Universidade no período do movimento grevista.

a) Todos os campi da Uece, na capital e no interior, continuarão funcionando em seus expedientes regularmente estabelecidos, com atividades de ã administrativa e acadêmica.

b) Os Restaurantes Universitários (RUs) dos campi Itaperi e Limoeiro do Norte, o refeitório de Iguatu e o fornecimento de refeições no campus Fátima, continuarão funcionando normalmente, de acordo com as demandas de cada campus no período.

c) Os compromissos assumidos pela Uece com a sociedade cearense, como a realização do Vestibular, de seleções públicas e de concursos públicos serão mantidos, e seus cronogramas de execução serão respeitados.

d) Os setores cujos serviços se estendem à comunidade externa também seguem em funcionamento normal, sejam aqueles vinculados à formação, sejam os de atendimento direto à sociedade, como Hospital Veterinário, UeceVest, Núcleo de Línguas, Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), Espaço Ekobé e Museu de História Natural do Ceará Professor Dias da Rocha (em Pacoti).

e) As atividades administrativas e acadêmicas vinculadas a convênios ou a contratos com a Funece/Uece continuarão com suas rotinas em execução.

f) Os docentes que, por motivos diversos – como cumprimento de prazos e acesso a recursos e a bolsas –, precisarem dar continuidade às suas atividades no âmbito da graduação e/ou da pós-graduação, como ensino, extensão, pesquisa, estágios supervisionados, bem como orientação de bolsistas em suas diversas modalidades acadêmicas, poderão exercê-las, com apoio da Administração Superior.

g) Uma vez mantidas as atividades vinculadas a bolsas de estudos e permanência universitária, como iniciação científica, extensão, iniciação artística, monitoria, Programas de Bolsa de Competição Acadêmica (PCA), PET/Uece, atividades do PBEPU, entre outras, os estudantes bolsistas não serão prejudicados.

A Reitoria da Uece, com toda a Administração Superior, estará sempre empenhada em participar de todas as mediações necessárias para que a greve se encerre com a máxima brevidade, em proveito das atividades acadêmicas de toda a Universidade, particularmente de sua comunidade estudantil.

The post Reitoria informa sobre funcionamento da Uece durante greve anunciada pela Seção ANDES-SN appeared first on UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ.

]]>
Aberta a votação para escolha do tema da XXIX Semana Universitária /todas-as-noticias/aberta-a-votacao-para-escolha-do-tema-da-xxix-semana-universitaria/ Mon, 01 Apr 2024 16:34:11 +0000 /?p=59781   A Universidade Estadual do Ceará (Uece) abre votação para definir o tema da 29ª edição da Semana Universitária, que será realizada no período de 21 a 25 de outubro de 2024. Neste ano, mais uma vez, a Semana Universitária será multicampi integrada, ou seja, será realizada em diversos campi da Uece. Estudantes, professores e […]

The post Aberta a votação para escolha do tema da XXIX Semana Universitária appeared first on UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ.

]]>
 

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) abre votação para definir o tema da 29ª edição da Semana Universitária, que será realizada no período de 21 a 25 de outubro de 2024. Neste ano, mais uma vez, a Semana Universitária será multicampi integrada, ou seja, será realizada em diversos campi da Uece.

Estudantes, professores e servidores da Uece devem votar no tema de preferência até o próximo dia 9 de abril.

Veja abaixo os temas propostos

Tema 1 – Inclusão e interdisciplinaridade na produção do conhecimento

Na universidade, podemos ver a inclusão como o ato de promover a diversidade e participação equitativa de diferentes grupos sociais na produção do conhecimento científico. Destaque-se que a inclusão não se limita apenas à diversidade de disciplinas, mas também abrange a diversidade de gênero, raça, etnia, Pessoas com Deficiência (PcD), origem socioeconômica, entre outros fatores. Busca-se criar um ambiente de pesquisa que promova a igualdade de oportunidades, reconhecendo e valorizando as contribuições de indivíduos de diferentes origens e experiências. Já a interdisciplinaridade na pesquisa científica refere-se à integração de diferentes áreas de investigação e abordagens para relacionar questões complexas e desafios contemporâneos. Essa abordagem integradora visa enfrentar desafios complexos que não podem ser totalmente compreendidos ou resolvidos por meio de uma única disciplina. A troca de conhecimentos entre especialistas de diferentes campos de estudo pode levar a descobertas inovadoras e soluções mais abrangentes.

Tema 2 – Sustentabilidade e Desenvolvimento: conexões sociais, científicas e de formação

É premente a preocupação com necessidade de haver uma busca pelo equilíbrio do binômio desenvolvimento e sustentabilidade. A isso, a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, lançou os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030, a Agenda 2030. Esses ODS relacionam-se com as variadas áreas do conhecimento e os diversos setores produtivos, econômicos, sociais e ambientais, numa perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar. A Universidade, como lócus de geração de conhecimento e de formação humana, destarte, é um ambiente propício para as discussões acerca das políticas, os avanços e obstáculos de implementação dos ODS.

Tema 3 – Educação Superior, desenvolvimento sustentável, justiça social e democracia

De acordo com a Conferência Regional de Educação Superior (março de 2024, Brasília), a declaração defende a educação como bem público e não mercadoria e, tem como objetivo o desenvolvimento sustentável da região da América Latina e Caribe. Considerando a importância da união das IES públicas acerca desse compromisso, a defesa intransigente do Estado Democrático de Direito, a construção de um sistema de ensino diversificado e uma ciência aberta, plural, inclusiva, humanística, e a reafirmação do sentido público dos conhecimentos produzidos no âmbito da universidade pública, sugerimos para a Semana Universitária 2024 da UECE o tema “Educação Superior, desenvolvimento sustentável, justiça social e democracia”, em convergência com os compromissos firmados na CRES-5 que se orientam pela noção de que a universidade pública e gratuita é um direito universal do ser humano, instrumento de desenvolvimento social, preservação ambiental e sustentabilidade.

Participe abaixo:

 

Note: There is a poll embedded within this post, please visit the site to participate in this post's poll.

The post Aberta a votação para escolha do tema da XXIX Semana Universitária appeared first on UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ.

]]>
Uece firma termo de cooperação técnica para apoio à Política Antimanicomial do TJ-CE /noticias/uece-firma-termo-de-cooperacao-tecnica-para-apoio-a-politica-antimanicomial-do-tj-ce/ Tue, 12 Mar 2024 10:45:48 +0000 /?p=59474 A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio de sua Pró-reitoria de Extensão (Proex), celebrou, no último dia 1º, uma importante parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE), a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), a Secretaria da Saúde (Sesa) e o Centro Universitário Farias Brito (FBUni). Trata-se de acordo de cooperação […]

The post Uece firma termo de cooperação técnica para apoio à Política Antimanicomial do TJ-CE appeared first on UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ.

]]>
A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio de sua Pró-reitoria de Extensão (Proex), celebrou, no último dia 1º, uma importante parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE), a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), a Secretaria da Saúde (Sesa) e o Centro Universitário Farias Brito (FBUni). Trata-se de acordo de cooperação técnica para apoio à Política Antimanicomial encampada pelo Tribunal.

O termo de cooperação técnica visa criar e regular o funcionamento de projeto de extensão que, a partir das atividades dos órgãos e das entidades envolvidas, fomente o desenvolvimento de atividades artísticas junto a pacientes judiciários, bem como a servidores da SAP e da Sesa que trabalhem com pessoas em sofrimento mental.

A atuação da Uece ocorrerá por meio do projeto de extensão Cromologia: exploração das cores e da luz na interface entre arte e saúde mental por meio de ações de extensão, coordenado pelo Professor Pablo Manyé, coordenador de Arte e Cultura da Proex. O projeto trabalha linguagens artísticas, como óleo sobre tela e madeira, tintas acrílicas, aquarela, colagem e light art (ou artes elaboradas com luz).

O coordenador do projeto de extensão, Prof. Pablo Manyé, destaca que “o projeto conta com um numeroso grupo de alunos bolsistas e voluntários, que conferem maior sentido e vitalidade aos esforços empreendidos” e considera, ainda, que “o acordo culminará em uma exposição na Escola Superior da Magistratura (Esmec), coroando o êxito da longa luta dos movimentos antimanicomiais no Ceará. A partir da expressão artística e guiados pela relação indissolúvel entre ensino e extensão, os participantes convocam a sociedade para um diálogo genuíno entre e realidade e recriação”.

Para a pró-reitora de Extensão da Uece, professora Lana Nascimento, “esta parceria e a ação consistem em contributo à Política Antimanicomial e pra caminharmos da segregação à inclusão e humanização daqueles que vivem em sofrimento mental”.

The post Uece firma termo de cooperação técnica para apoio à Política Antimanicomial do TJ-CE appeared first on UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ.

]]>
Dia da Mulher: a construção de um mundo mais igualitário como dever de todas as pessoas /todas-as-noticias/dia-da-mulher-a-construcao-de-um-mundo-mais-igualitario-como-dever-de-todas-as-pessoas/ Fri, 08 Mar 2024 14:40:05 +0000 /?p=59395 As raízes históricas do Dia Internacional da Mulher remontam à luta de um grupo de operárias estadunidenses por melhores condições de trabalho. De lá para cá, muitos foram os ganhos relacionados à igualdade de gênero, mas ainda há muito o que percorrer, e 8 de março é uma data necessária para relembrar que a luta […]

The post Dia da Mulher: a construção de um mundo mais igualitário como dever de todas as pessoas appeared first on UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ.

]]>
As raízes históricas do Dia Internacional da Mulher remontam à luta de um grupo de operárias estadunidenses por melhores condições de trabalho. De lá para cá, muitos foram os ganhos relacionados à igualdade de gênero, mas ainda há muito o que percorrer, e 8 de março é uma data necessária para relembrar que a luta é um dever de todas as pessoas.

Na Universidade Estadual do Ceará (Uece), temos grande presença de mulheres em todas as esferas. São estudantes, servidoras, professoras, pesquisadoras e gestoras que constroem e engrandecem essa instituição dia a dia. Inegavelmente, a grandiosidade que hoje é marca característica da Uece tem, nas mulheres, um causa fundamental.

Como universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada, a Uece assume o papel de trabalhar pela valorização das mulheres, pela prevenção da violência de gênero, pelo combate à discriminação, à misoginia e ao machismo e pelo acesso à educação de qualidade a todos, especialmente, meninas e mulheres. Esse compromisso se amplia e se fortalece a partir da atuação cotidiana de cada pessoa que faz a Universidade, para que possamos construir um ambiente – dentro e fora de nossos muros – seguro e acolhedor a todas as mulheres, independente de cor/raça, etnia, identidade de gênero, orientação sexual, classe social ou quaisquer outras individualidades.

Neste 8 de março, a Universidade Estadual do Ceará faz o convite para uma reflexão: como você pode contribuir para a construção de mundo mais justo, igualitário para mulheres e meninas?

Feliz Dia InternacionaldaMulher!

The post Dia da Mulher: a construção de um mundo mais igualitário como dever de todas as pessoas appeared first on UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ.

]]>
85 novos professores efetivos da Uece tomam posse nesta sexta-feira (8) /noticias/85-novos-professores-efetivos-da-uece-tomam-posse-nesta-sexta-feira-8/ Thu, 07 Mar 2024 19:23:48 +0000 /?p=59379 A Universidade Estadual do Ceará (Uece) passará a contar com 85 novos professores efetivos. Nesta sexta-feira (8), ocorrerá a solenidade de posse dos novos docentes, que atuarão em diversos cursos, após aprovação no concurso público de 2022. Os professores serão lotados em diversas unidades da Uece, sendo 24 docentes para o Centro de Educação, Ciências […]

The post 85 novos professores efetivos da Uece tomam posse nesta sexta-feira (8) appeared first on UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ.

]]>
A Universidade Estadual do Ceará (Uece) passará a contar com 85 novos professores efetivos. Nesta sexta-feira (8), ocorrerá a solenidade de posse dos novos docentes, que atuarão em diversos cursos, após aprovação no concurso público de 2022.
Os professores serão lotados em diversas unidades da Uece, sendo 24 docentes para o Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região do Inhamuns (Cecitec), 21 para a Faculdade de Ciências da Saúde do Sertão Central (Facisc), 19 para a Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé (Fecisc), 11 para a Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Litoral Leste (Fecil) e 10 para a Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús (Faec).
Até o momento, outros 190 professores efetivos, também aprovados no concurso, já tomaram posse e estão atuando em vários cursos das diversas unidades acadêmicas da instituição. Com os novos empossados, a Uece terá, em seu quadro, 275 novos docentes.

ç
Solenidade de posse de novos professores da Uece
Data: 08/03/2024 (sexta-feira)
Horário: 15h
Local: PaláciodaAbolição

The post 85 novos professores efetivos da Uece tomam posse nesta sexta-feira (8) appeared first on UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ.

]]>
Uece, UVA e Urca assinam nota em defesa da atualização do PCCV dos STA /todas-as-noticias/uece-uva-e-urca-assinam-nota-em-defesa-da-atualizacao-do-pccv-dos-sta/ Tue, 05 Mar 2024 12:56:48 +0000 /?p=59271 Os servidores técnico-administrativos (STAs) das Universidades Estaduais do Ceará – UECE, UVA e URCA – desempenham papel fundamental para o funcionamento dessas instituições em suas esferas administrativas e acadêmicas, possibilitando o desenvolvimento e a consolidação de universidades de excelência e garantindo o acesso democrático à educação superior pública no estado do Ceará. Os servidores técnico-administrativos […]

The post Uece, UVA e Urca assinam nota em defesa da atualização do PCCV dos STA appeared first on UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ.

]]>
Os servidores técnico-administrativos (STAs) das Universidades Estaduais do Ceará – UECE, UVA e URCA – desempenham papel fundamental para o funcionamento dessas instituições em suas esferas administrativas e acadêmicas, possibilitando o desenvolvimento e a consolidação de universidades de excelência e garantindo o acesso democrático à educação superior pública no estado do Ceará.

Os servidores técnico-administrativos se dedicam a assessorar a vida acadêmica dos estudantes, a concretizar a assistência estudantil aos vulneráveis, a monitorar e aperfeiçoar a infraestrutura física e de sistemas tecnológicos necessários à rotina universitária, bem como a gerir processos administrativos, de pessoal e de patrimônio três grandes universidades.

Para que possam exercer esse papel crucial no funcionamento das instituições de ensino superior do estado, os servidores técnico-administrativos fazem jus a melhores remunerações, pois possuem hoje uma carreira defasada e pouco atrativa, resultando em uma alta rotatividade de profissionais nas instituições.

A atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos servidores técnico- administrativos das universidades estaduais é uma demanda não apenas justa, mas também urgente. Essa reestruturação, além de reduzir as disparidades existentes entre as carreiras do serviço público estadual, repercutirá de forma positiva na excelência do ensino, da pesquisa e da extensão desenvolvidas pelas instituições de ensino superior do Governo do Estado do Ceará.

Para o fortalecimento da UECE, da UVA e da URCA e para que toda a comunidade de profissionais técnicos que atuam nas universidades seja reconhecida em seus saberes e em suas competências, apoiamos a justa demanda dos servidores técnico-administrativos pela necessária reestruturação de carreira da categoria.

 

Ceará, 4 de março de 2024.

 

Prof. Hidelbrando dos Santos Soares
Reitor da Universidade Estadual do Ceará – UECE

Prof.ª Izabelle Mont’Alverne Napoleão Albuquerque
Reitora da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA

Prof. Carlos Kleber Nascimento de Oliveira
Reitor da Universidade Regional do Cariri – URCA

The post Uece, UVA e Urca assinam nota em defesa da atualização do PCCV dos STA appeared first on UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ.

]]>