Uece é contemplada com 11 bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPq

18 de março de 2024 - 20:38

 

A Universidade Estadual do 𲹰á (Uece) foi contemplada, por meio do edital nº 09/2023 do CNPq, com 11 bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ), das quais seis são renovações e cinco são para novos professores selecionados. Ao todo, a Uece possui atualmente 46 pesquisadores com bolsa PQ.

As chamadas públicas para as bolsas tem como objetivos valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento; incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade; e selecionar projetos de pesquisa que sejam propostos considerando o rigor e o método científico, bem como outros conceitos fundamentais para a produção do conhecimento científico.

Os docentes contemplados nesse edital são: Carminda Sandra Brito Salmito Vanderley; Gilberto Dantas Saraiva; Helena Alves de Carvalho Sampaio; Isabel Maria Sabino de Farias; José Gadelha da Silva Filho; Lia Pinheiro Barbosa; Maria Rocineide Ferreira da Silva; Samuel Façanha Câmara; Selene Maia de Morais; Thereza Maria Magalhães Moreira; e Vera Lúcia Santiago Araújo.

Para a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Uece, professora Ana Paula Rodrigues, isso ratifica a qualidade dos pesquisadores da instituição. “A Uece celebra mais essa conquista de nossos pesquisadores, que têm contribuído para o avanço da ciência no país. Das 11 bolsas aprovadas, cinco são bolsas novas, o que mostra um aumento de pouco mais de 12%. Isso é importante porque esse crescimento de bolsas na universidade mostra a qualidade dos nossos pesquisadores, demonstrando o crescimento na produtividade, na ciência e na pesquisa no país”.

Professora Thereza Magalhães foi selecionada pelo edital com o projeto intitulado “Desenvolvimento de Modelo Preditivo de Complicações em Pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus, com uso de Inteligência Artificial: subsídio à ação do enfermeiro”. Para a pesquisadora as bolsas PQ são de grande importância. “A concessão da bolsa, além do reconhecimento do pesquisador, se reporta à estabilidade financeira no tempo para o desenvolvimento das pesquisas. No caso do meu tema de trabalho, isso é relevante para prevenir complicações em populações com doenças crônicas e para formar recursos humanos na área. A estabilidade de fomento à pesquisa ao longo do tempo permite desenvolver projetos maiores, com a fundamentação e a profundidade teórica necessárias para obter repercussão social e científica.

Professora Lia Barbosa foi contemplada a partir de seu projeto “Mulheres indígenas e camponesas na defesa territorial e dos comuns na América Latina”. Para ela, ser selecionada para a bolsa PQ é ter a trajetória como pesquisadora reconhecida. “A Bolsa de Produtividade em Pesquisa é uma destas formas de financiamento nas diferentes áreas do conhecimento. Entretanto, a concessão da bolsa não está atrelada unicamente à qualidade do projeto submetido, mas incorpora outro critério fundamental, relacionado ao perfil de excelência da pesquisadora ou do pesquisador em suas áreas de atuação, o que é avaliado pelo Comitê Assessor da respectiva área. Entre os critérios de avaliação das pesquisadoras e pesquisadores estão o número de artigos publicados em periódicos indexados e o fator de impacto da produção científica”.

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global de quase R$ 300 milhões, valor voltado para pesquisadores de todo o Brasil, oriundos do orçamento do CNPq, a serem liberados de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira do CNPq.