Pesquisadora do PosLA realiza missão científica na Universidade Aix-Marseille, na França

22 de abril de 2024 - 15:15

A professora e pesquisadora Rozania Maria Alves de Moraes, do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PosLA), da Universidade Estadual do 𲹰á (Uece) realizou, durante o período de 12 a 30 de março, missão científica na Universidade Aix-Marseille relativa ao Programa Cátedras Franco-Brasileiras no 𲹰á, programa subvencionado pela Funcap e pela Embaixada da França no Brasil.

O Programa Cátedras Franco-Brasileiras no 𲹰á busca acolher pesquisadores franceses em instituições cearenses, promovendo a cooperação científica e difusão de conhecimentos num espírito de reciprocidade, de modo a acolher também pesquisadores cearenses em instituições francesas

Com o projeto “Analyse de l’activité professorale et formation professionnelle des enseignants”, coordenado no Brasil pela professora Rozania Moraes, e na França pela professora Laurence Espinassy, as pesquisadoras realizaram atividades colaborativas nos meses de novembro de 2023 e março de 2024. No primeiro momento, a professora Laurence Espinassy esteve no Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da UECE. No segundo momento, a professora Rozania Moraes esteve na Universidade Aix-Marseille.

A professora Rozania Moraes apresentou seminário intitulado “La cadre méthodologique de l’Autoconfrontation (CMAC) – un dispositif convergente entre la recherche et la formation en langues” (“O quadro metodológico da autoconfrontação (CMAC) – um dispositivo convergente entre a pesquisa e a formação em línguas”). Além disso, as pesquisadoras deram continuidade a trabalhos em curso no âmbito da pesquisa em colaboração e de publicações em parceria.