Nota de pesar pelo falecimento do professor Raimundo Oswald Cavalcante Barroso

22 de março de 2024 - 16:04

A Reitoria da Universidade Estadual do 𲹰á (Uece) manifesta profundo pesar pelo falecimento do professor Raimundo Oswald Cavalcante Barroso, ocorrido nesta sexta-feira (22), em Fortaleza.

O professor Oswald Barroso foi uma grande referência na cultura cearense. Ao longo de mais de 50 anos de carreira, foi ator, diretor e produtor teatral, além de atuar em outros cenários da cultura e do jornalismo. Como pesquisador, contribuiu de forma muito significativa para a cultura popular, principalmente com uma produção que soma mais de 20 títulos. Oswald Barroso também teve um relevante histórico de engajamento social durante toda a sua vida, inclusive no combate direto à Ditadura Militar.

Na Uece, Oswald Barroso foi professor do curso de Música por 31 anos, atuando nas disciplinas de Folclore, Antropologia da Arte, História da Arte, Estética, Estética Musical, Cultura Brasileira, Cultura Cearense, Teatro, História e Análise do Canto Popular Brasileiro e Música nas Tradições Populares. O docente também lecionou a disciplina de Sociologia no curso de Filosofia da Universidade.

O 𲹰á perde um de seus maiores expoentes da cultura, que dedicou uma vida à produção do conhecimento e ao fortalecimento do cenário cultural cearense.

A Reitoria da Uece, em nome de toda a sua comunidade acadêmica, se solidariza com familiares e amigos do professor Oswald Barroso neste difícil momento de dor.