AGIN | Agência de Inovação da UECE /agin Fri, 03 May 2024 15:40:51 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.2.1 Uece, Agin e Seplag ofertam trilha de capacitação com certificação Google /agin/noticias/uece-agin-e-seplag-ofertam-trilha-de-capacitacao-com-certificacao-google/ /agin/noticias/uece-agin-e-seplag-ofertam-trilha-de-capacitacao-com-certificacao-google/#respond Fri, 03 May 2024 15:40:51 +0000 /agin/?p=6402 O Google, em parceria com a Seplag e a Uece, com apoio da Agência de Inovação da Uece, e por meio do Centro de Competências em Transformação Digital (CCTD), está oferecendo as Trilhas de Capacitação do Programa Cresça com o Google para servidores técnico-administrativos, colaboradores terceirizados, professores e alunos da Universidade Estadual do Ceará, seguindo esta ordem de prioridade.

São 5 cursos online gratuitos nas áreas de Tecnologia da Informação, Marketing Digital e Gerenciamento de Projetos com mais de 200 horas de carga horária. O objetivo é proporcionar capacitação para o setor público, incentivando uma gestão mais inovadora e eficiente.

As formações começarão em 1º de junho e estarão disponíveis por até 6 meses. Cada participante poderá se inscrever em um curso por vez. As vagas são limitadas. Todo o conteúdo estará na Plataforma Coursera, e a certificação será emitida pelo Google.

Os interessados devem fazer a pré-inscrição pelo link . A Agência de Inovação da Uece solicita que o formulário seja preenchido com seu e-mail institucional dz

Após análise e aprovação, o interessado receberá um e-mail de confirmação para concluir a inscrição na plataforma do Coursera.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail agin@uece.br.

Conheça mais sobre os cursos:

]]>
/agin/noticias/uece-agin-e-seplag-ofertam-trilha-de-capacitacao-com-certificacao-google/feed/ 0
Dia mundial da propriedade intelectual /agin/noticias/dia-mundial-da-propriedade-intelectual-2/ /agin/noticias/dia-mundial-da-propriedade-intelectual-2/#respond Fri, 26 Apr 2024 13:18:35 +0000 /agin/?p=6397
Em 26 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, uma data dedicada a reconhecer a importância dos direitos de propriedade intelectual e seu papel fundamental no avanço da sociedade. Essa iniciativa, criada no ano 2000 pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual – OMPI, visa celebrar a criatividade e a contribuição de inventores para o desenvolvimento da sociedade como um todo.

Neste dia, a Agência de Inovação gostaria de parabenizar e reconhecer o papel dos pesquisadores e alunos da UECE que atuam no enriquecimento do panorama tecnológico e científico e na promoção da inovação em nosso estado. Suas contribuições não apenas enriquecem e fortalecem o campo da propriedade intelectual, mas também impulsionam o crescimento econômico, a competitividade regional e global.

Ao celebrar este dia, reconhecemos não apenas as realizações da UECE com a proteção de mais de 170 ativos intelectuais, mas também o papel fundamental que toda a comunidade acadêmica desempenha na construção de um ambiente propício à geração de novas ideias, a inovação e ao empreendedorismo.

]]>
/agin/noticias/dia-mundial-da-propriedade-intelectual-2/feed/ 0
Uece solicita 1ª proteção de desenho industrial para jogo sobre atividade física infantil /agin/noticias/uece-solicita-1a-protecao-de-desenho-industrial-para-jogo-sobre-atividade-fisica-infantil/ /agin/noticias/uece-solicita-1a-protecao-de-desenho-industrial-para-jogo-sobre-atividade-fisica-infantil/#respond Tue, 16 Apr 2024 13:16:24 +0000 /agin/?p=6393 A Universidade Estadual do Ceará (Uece) deu mais um passo significativo rumo à propriedade intelectual e disseminação da inovação na instituição, ao solicitar a proteção de seu primeiro desenho industrial junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O produto trata-se de um jogo educativo sobre a atividade física para crianças, intitulado “Ludo Ativo”, desenvolvido pela aluna do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Débora Cristina Couto Oliveira Costa, sob orientação da Professora Ilvana Lima Verde Gomes.

O “Ludo Ativo” surge como uma ferramenta favorável à promoção da atividade física na infância.  O produto foi desenvolvido seguindo as recomendações do Guia de Atividade Física para a População Brasileira e apresenta potencial favorável para divulgação, de forma lúdica e envolvente, das recomendações de atividade física para crianças. O jogo, composto por um tabuleiro em formato de eneágono representando nove espaços de uma cidade, 55 cartas, um dado e 9 peões, foi validado por juízes e foi desenvolvido com a participação de 32 crianças de oito a dez anos de uma escola municipal de Teresina-PI, utilizando técnicas de observação participante e análise temática.

Dentre as características notáveis do jogo, destaca-se sua fácil reprodução, leveza e capacidade de envolver de dois jogadores a grupos de vinte ou mais participantes. Além disso, proporciona momentos de interação social e exemplifica como crianças e seus pais ou responsáveis podem se envolver em atividades físicas em diferentes espaços ao longo da rotina diária. O jogo pode ser aplicado em ambiente escolar, residencial, programas e projetos governamentais e espaços de interação social.

A solicitação de registro do desenho industrial junto ao INPI é um marco importante para a Uece e para a Agência de Inovação (AGIN) da universidade, evidenciando o compromisso com a propriedade intelectual, industrial e difusão de produtos tecnológicos de relevância social. O “Ludo Ativo” passou pelo acompanhamento do programa de mentoria do INPI, garantindo que todas as etapas necessárias fossem cumpridas antes da solicitação da proteção.

]]>
/agin/noticias/uece-solicita-1a-protecao-de-desenho-industrial-para-jogo-sobre-atividade-fisica-infantil/feed/ 0
Homenagem ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência /agin/noticias/homenagem-ao-dia-internacional-das-mulheres-e-meninas-na-ciencia/ /agin/noticias/homenagem-ao-dia-internacional-das-mulheres-e-meninas-na-ciencia/#respond Sun, 11 Feb 2024 13:00:52 +0000 /agin/?p=6369  

Dia 11 de Fevereiro, é celebrado em todo o mundo, o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Neste dia, destacamos o poder feminino que transforma nosso mundo através da pesquisa e inovação. Gostaríamos de manifestar nossos mais sinceros parabéns a todas as pesquisadoras, representadas aqui por cinco brilhantes cientistas da Universidade Estadual do Ceará que estão pavimentando o caminho para um futuro mais brilhante e livre da desigualdade de gênero:

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Espírito Santo-UFES, Mestrado em Fitotecnia com área de concentração em virologia vegetal pela Universidade Federal do Ceará-UFC, Doutorado em Bioquímica pela UFC e pós-doutorado em Bioquímica de Proteínas e Biologia Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) no Rio de Janeiro. Atualmente é Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE) no Departamento de Nutrição, Coordenadora do Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular-LBBM e professora permanente no Programa de Doutorado em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia.

É Graduada em Química Industrial, Mestre em Química Orgânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Doutora em Química – University of London e realizou Estágio de pós-doutorado na Universidade de Aveiro em Portugal. Atualmente, Professora Titular da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e bolsista de produtividade do CNPq. Atualmente orienta alunos dos Cursos de Doutorado em Biotecnologia da RENORBIO, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) e em Ciências Naturais (PPGCN).

Doutora em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico – Lisboa em cooperação com a Universidade de Málaga – Espanha. É professora Adjunta do Curso de Física e membro do conselho LAIS – Laboratórios Associados de Inovação e Sustentabilidade da Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é membro do comitê científico da Rede Nacional de Combustão (RNC) e presidente da Câmara de Inovação da FUNECE. Participa também do Comitê Técnico do Programa Federal Rota 2030 – Linha V (Biocombustíveis, Propulsão à combustão e Segurança veicular).

Graduada em Nutrição pela Universidade Estadual do Ceará. Pós-graduada em Gestão da Qualidade em Serviço de Alimentação. Graduada em Educação Física pelo Centro Universitário Fametro. Pós graduação em Musculação, Nutrição e Atividade Física. Pós-graduada em Psicomotricidade. Mestre em Nutrição e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará. Professora substituta da área de Alimentação Coletiva na UECE. Graduanda em licenciatura de Química (UECE) Doutoranda em Biotecnologia – RENORBIO (UECE).

Graduada em nutrição pela instituição Centro Universitário Unifanor Wyden. Possui experiência na prospecção e caracterização de biomoléculas naturais com atividade biológicas de interesse clínico, sobretudo no diabetes mellitus tipo 2 e estresse oxidativo. Pesquisadora do Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular e do grupo de pesquisa intitulado Inovação Biotecnológica em Saúde, onde também desenvolve trabalhos utilizando o modelo animal Danio rerio (peixe-zebra). Doutoranda em biotecnologia, com ênfase em saúde, pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO).

Às nossas cientistas da UECE, nosso mais profundo respeito e admiração. Vocês não apenas fazem a diferença; vocês são a diferença em nossa sociedade.

]]>
/agin/noticias/homenagem-ao-dia-internacional-das-mulheres-e-meninas-na-ciencia/feed/ 0
Uece participa de reunião na Funcap sobre apoio ao empreendedorismo júnior nas IES cearenses /agin/noticias/funcap-lidera-reuniao-em-apoio-ao-empreendedorismo-junior-nas-universidades-cearenses/ /agin/noticias/funcap-lidera-reuniao-em-apoio-ao-empreendedorismo-junior-nas-universidades-cearenses/#respond Fri, 09 Feb 2024 13:42:23 +0000 /agin/?p=6382 A Universidade Estadual do Ceará (Uece), representada pela assessora de Empreendedorismo da Agência de Inovação (Agin/Uece), professora Cora Franklina do Carmo Furtado, participou de reunião liderada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), na última quarta-feira (7), na sala da presidência da Fundação.

Em uma iniciativa pioneira para fortalecer o empreendedorismo júnior no estado do Ceará, a Funcap realizou a reunião, coordenada pelo presidente da Funcap, Raimundo Costa Filho, contando também com outros representantes do setor educacional e do empreendedorismo júnior, incluindo membros da UFC, da Unichristus e da Federação das Empresas Júniores do Estado do Ceará (FEJECE).

Os representantes da FEJECE apresentaram dados significativos sobre o impacto das empresas júniores (EJs) no Ceará, discutindo suas principais demandas e como a Federação tem apoiado essas iniciativas. Uma das principais propostas discutidas foi a criação de um grupo de trabalho interinstitucional, com o objetivo de estreitar laços entre as instituições de ensino superior (IES) e a FEJECE, além de desenvolver propostas concretas de apoio ao empreendedorismo júnior.

Este grupo trabalhará em propostas que abordarão desde a formalização das EJs até o apoio de infraestrutura, visando apresentá-las à Funcap. O presidente da Funcap, Raimundo Costa Filho, expressou entusiasmo com a iniciativa, destacando a importância de tais esforços colaborativos para o fomento do empreendedorismo entre os jovens cearenses.

A reunião foi concluída com a programação de um próximo encontro no início de abril, em que o grupo de trabalho apresentará suas propostas detalhadas ao presidente da Funcap, sinalizando um futuro promissor para o empreendedorismo júnior no Ceará.

]]>
/agin/noticias/funcap-lidera-reuniao-em-apoio-ao-empreendedorismo-junior-nas-universidades-cearenses/feed/ 0
Visita Técnica da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza /agin/noticias/visita-tecnica-da-santa-casa-de-misericordia-de-fortaleza/ /agin/noticias/visita-tecnica-da-santa-casa-de-misericordia-de-fortaleza/#respond Wed, 07 Feb 2024 13:00:15 +0000 /agin/?p=6359

Jemima Dara, Analista de Inovação da Diretoria de Inovação da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, realizou uma visita técnica à Agência de Inovação da UECE na última segunda-feira (05/02).

A visita permitiu conhecer de perto a experiência da UECE na gestão da propriedade intelectual e o processo de transição do Núcleo de Inovação para Agência de Inovação. Além disso, a visita buscou estreitar parcerias para fortalecer laços e impulsionar ainda mais a inovação na área da saúde.

 

 

]]>
/agin/noticias/visita-tecnica-da-santa-casa-de-misericordia-de-fortaleza/feed/ 0
Uece integra ranking dos 50 maiores depositantes de pedidos de propriedade industrial /agin/noticias/uece-integra-ranking-dos-50-maiores-depositantes-de-pedidos-de-propriedade-industrial/ /agin/noticias/uece-integra-ranking-dos-50-maiores-depositantes-de-pedidos-de-propriedade-industrial/#respond Tue, 30 Jan 2024 12:13:55 +0000 /agin/?p=6356

 

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) entrou para o ranking dos 50 maiores depositantes de pedidos de direitos de propriedade industrial residentes no Brasil, ao alcançar a 40ª posição no ranking nacional de Registro de Programas de Computador, com a proteção de 16 tecnologias.

O ranking foi elaborado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), referente ao ano de 2023, e engloba diversos ativos industriais, incluindo Patentes de Invenção, Modelos de Utilidade, Marcas, Desenhos Industriais, entre outros, e seus depositantes, como universidades, institutos, empresas e pessoas de todo o Brasil.

Para o coordenador da Agência de Inovação da Uece, professor Jerffeson Teixeira, esse resultado “mostra que a Uece tem fortalecido sua cultura de inovação, não somente no desenvolvimento de tecnologias inovadoras, mas também com a preocupação de proteção dessas tecnologias”.

A proteção das 16 tecnologias foi realizada através da Agência de Inovação da Uece (AGIN), que é responsável por gerir toda a propriedade intelectual desenvolvida na Universidade. Atuando oficialmente desde maio de 2023, a Agin tem o propósito de impulsionar ainda mais a cultura e as práticas inovadoras dentro da universidade, desempenhando um papel fundamental na articulação de iniciativas da Uece, relacionadas à inovação e empreendedorismo, colaborando com diferentes setores e atores envolvidos no desenvolvimento desses processos.

 Além disso, a Agência de Inovação da Uece também busca estabelecer parcerias e colaborações com ambientes externos, tanto do setor público quanto privado, sendo essas conexões essenciais para a promoção do empreendedorismo e o desenvolvimento de soluções inovadoras,bem como, a transferência de conhecimento.

Conheça mais sobre a Agin em: /agin/

]]>
/agin/noticias/uece-integra-ranking-dos-50-maiores-depositantes-de-pedidos-de-propriedade-industrial/feed/ 0
Prêmio Educador Transformador – SEBRAE /agin/noticias/premio-educador-transformador/ /agin/noticias/premio-educador-transformador/#respond Mon, 29 Jan 2024 12:20:23 +0000 /agin/?p=6351
Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Prêmio Educador Transformador. A iniciativa é uma parceria entre Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare e tem como objetivo reconhecer e valorizar projetos inovadores idealizado por educadores que inspiram a próxima geração.

Podem se inscrever professores (as) que desenvolveram projetos educacionais entre os anos de 2021 e 2023, nas seguintes categorias:

Educação Infantil
Ensino Fundamental – Anos Iniciais
Ensino Fundamental – Anos Finais
Ensino Médio Regular
Educação Profissional
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Educação Superior

O período de inscrições vai até o dia 05/02 e podem ser realizadas através do link:

]]>
/agin/noticias/premio-educador-transformador/feed/ 0
FINEP lança diversos editais de fomento para empresas e ICTs em diversas áreas. /agin/noticias/finep-lanca-diversos-editais-de-fomento-para-empresas-e-icts-em-diversas-areas/ /agin/noticias/finep-lanca-diversos-editais-de-fomento-para-empresas-e-icts-em-diversas-areas/#respond Tue, 23 Jan 2024 14:56:38 +0000 /agin/?p=6340

FINEP lança diversos editais de fomento para empresas e ICTs em diversas áreas. Ao todo são 2.18 Bilhões de reais em subvenção econômica.

Os principais requisitos para submeter aos editais, são:

– Necessidade de parceria com uma ICT;
– Nota mínima entre 70% e 75% do valor máximo dependendo do edital (alguns editais têm outros requisitos de notas);
– Mínimo de TRL3 e prever atingimento de TRL7;
– Demonstrar capacidade para pagamento da contrapartida;
– Ter realizado registro na junta comercial até 31/12 do ano anterior da apresentação da proposta (para alguns editais) – alguns solicitam apenas a formalização da empresa.

Cada edital tem pequenas particularidades. Segue abaixo a lista de editais com os links:

MAIS INOVAÇÃO BRASIL – BIOECONOMIA

MAIS INOVAÇÃO BRASIL – CADEIAS AGROINDUSTRIAIS SUSTENTÁVEIS

MAIS INOVAÇÃO BRASIL – AVIAÇÃO SUSTENTÁVEL

MAIS INOVAÇÃO BRASIL – ENERGIAS RENOVÁVEIS

MAIS INOVAÇÃO BRASIL – SAÚDE (Empresas)

MAIS INOVAÇÃO BRASIL – DEFESA E SOBERANIA

MAIS INOVAÇÃO BRASIL – MOBILIDADE URBANA

MAIS INOVAÇÃO BRASIL – SAÚDE ICTs

MAIS INOVAÇÃO BRASIL – RESÍDUOS – SANEAMENTO – MORADIA

MAIS INOVAÇÃO BRASIL – SEMICONDUTORES

]]>
/agin/noticias/finep-lanca-diversos-editais-de-fomento-para-empresas-e-icts-em-diversas-areas/feed/ 0
PROPGPq e Agin realizam Mapeamento de Laboratórios da Uece /agin/noticias/propgpq-e-agin-realizam-mapeamento-de-laboratorios-da-uece/ /agin/noticias/propgpq-e-agin-realizam-mapeamento-de-laboratorios-da-uece/#respond Mon, 22 Jan 2024 19:41:29 +0000 /agin/?p=6338

Em uma iniciativa conjunta, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq) e da Agência de Inovação (Agin) lançam o Mapeamento de Laboratório da Uece, que visa atualizar e consolidar as informações sobre os laboratórios existentes na instituição, proporcionando uma visão abrangente das instalações disponíveis para pesquisa e inovação.

Este processo de mapeamento desempenha um papel crucial para fortalecer a infraestrutura de pesquisa da universidade. A obtenção de dados precisos e abrangentes sobre os laboratórios contribuirá não apenas para uma gestão mais eficiente, mas também para a promoção da inovação nas instalações dos laboratórios e da instituição.

Para o coordenador da Agin, professor Jerffeson Teixeira, “a colaboração ativa de cada coordenador de laboratório é fundamental para o sucesso desta iniciativa. Acreditamos que sua participação proporcionará uma visão mais completa das competências e linhas de atuação/pesquisa desenvolvidas em cada laboratório, bem como da infraestrutura física, tecnológica e humana disponível”, pontua.

Os docentes da Uece devem acessar o formulário eletrônico desenvolvido pela agência () e realizar o preenchimento até o dia 20 de fevereiro. O formulário é composto por 26 perguntas, que leva, em média, 30 minutos para ser respondido.

]]>
/agin/noticias/propgpq-e-agin-realizam-mapeamento-de-laboratorios-da-uece/feed/ 0